quinta-feira, 9 de agosto de 2007

As bruxas relaxavam, gozavam e, pasmem, voavam!


Navegando perdido por aí, acabo de descobrir a relação (e que relação!) das bruxas com suas vassouras. Tudo graças à Rubem Alves.

As "bruxas" foram inventadas pela Igreja Católica no período da Inquisição pelo simples fato de elas serem mulheres sacerdotistas adeptas à uma religião matriarcal que existia pré Cristo. Até aí, tudo bem. Tudo bem pra gente, não para elas que acabaram queimadas aos montes em montes de madeira, acusadas de pacto com o tinhoso.

Pausa.

Trombeta é o nome popular dado no Brasil às plantas das espécies Brugmancia Suaveolens e Datura suaveolens. São também conhecidas como Lírio, Zabumba, Saia-Branca e Trombeteira. É possível encontrá-la em várias regiões do país. Na medicina, são usadas como fitoterápicos, para combater distúrbios intestinais. A trombeta é uma planta anticolinérgica conhecida pela sua flor, que é utilizada para elaborar chás alucinógenos. Os efeitos mentais produzido pelo uso do chá são delírios e alucinações. Devido a popularização do uso da trombeta como droga, sua circulação no Brasil é controlada pelo Ministério da Saúde, porém como a planta é encontrada facilmente, o controle se torna muito mais complexo. (By Wikipédia)

Despausa.

Ok. Continuando.
Essas mulheres faziam poções à base de trombetas e outras ervas para a realização de rituais religiosos, tudo misturado em um grande caldeirão (pronto, matamos o caldeirão também!). Tomavam tudo e daí pra frente era só alegria. Tomavam tudo e se divertiam à ufa. O tempo passa e algumas delas percebendo certamente que estavam ficando lesadas, ou intoxicadas, decidem pegar leve e criam uma nova maneira de ritualizar.

Estamos quase lá.

Assim, as donas bruxas passaram a fazer poções menos concentradas e deixaram de ingeri-las. Pelo menos oralmente. As danadas criaram uma maneira alternativa e, com certeza, mais prazerosa e segura. Passaram a embebedar pequenas vassouras de pelos sensíveis nas poções e esfregar aonde? ... Aonde? Lá mesmo. Afinal, como todos sabemos, elas voavam com a vassoura no meio das pernas. Voavam pra lá, voavam pra cá. De cima pra baixo, de baixo pra cima. Uma loucura.

Pronto. Agora todos sabemos sobre a lenda das bruxas e suas loucas vassouras;

Nenhum comentário: